Nem sempre fazer o que amamos significa felicidade plena.

22:31

          Imagem de ambition, life, and love


O Autor Confúcio, citou a frase ‘’Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida.’’  

Por muito tempo, concordei com essa frase, e acreditava com todas as forças que se eu trabalhasse com algo que eu amo, eu seria eternamente feliz. Mas, aí mora o perigo, você vai ser feliz, mas, não confunda isso com a falta de problemas no meio do caminho.

 Toda profissão, todo ofício, tem suas adversidades. Toda paixão pela profissão vai vim com alguns dias de falta de ânimo, falta de reconhecimento e uma pitada de vontade de jogar tudo pro alto e prestar para o próximo concurso público que a sua tia tanto fala (Nada contra a concurso públicos, que fique claro) 

Durante o meu ano de vestibular, fiquei na dúvida entre Jornalismo e Direito. A frase que eu citei acima, fazia sentido, eu deveria cursar algo que eu tivesse paixão, escolhi cursar Direito, afinal, eu amava português, redação, e a ideia de estudar o Vade Mecum parecia ser boa. 

períodos e uma crise existencial depois... tranquei o curso de Direito. Na minha cabeça, direito ainda não era o caminho para a profissão dos meus sonhos, então troquei os livros de direito por uma cozinha, fui estudar gastronomia. 

Hoje em dia, eu gosto do que eu faço, consigo me visualizar na profissão. Entretanto, existem duas coisas que eu aprendi durante todo esse tempo na busca incansável de fazer o que eu amo:  

1 – A ideia de fazer o que você ama e não terá que trabalhar nenhum da sua vida, é louvável, porém cria uma ilusão que o trabalho que você vai fazer, não será um trabalho. Como assim? 

Fazer o que você ama, não significa passe livre para a felicidade plena, nem sempre você vai acordar na segunda-feira, feliz e disposto a realizar essa tarefa e tudo bem enquanto a isso. Toda profissão tem sua parte ruim e cabe a você, mesmo com esses percalços, ama-la.  

2 – Não é definitivo, a profissão que você escolheu não precisa ser a única que você vai ter pelo resto da sua vida. Acredito que definir algo que você vai trabalhar, pelo menos por um bom tempo, gere ansiedade e a dúvida se você vai amar essa profissão daqui a 20 anos.  
Tenha em mente que você ama e quer executar sua profissão, agora, hoje, no ano de 2018.  
Somos multáveis, estamos em constante evolução.  

Com o que você vai trabalhar daqui a 10 anos, você não tem controle sobre isso. Não adianta gerar uma ansiedade por algo que ainda vem, e se você mudar de rumo quando chegar lá, tudo bem.  

You Might Also Like

0 comentários

Seja bem - vindo(a) e comente a vontade (:

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images