O que cozinhar te ensina sobre viver a vida

13:23


Ou como ser uma pessoa melhor com as lições que a cozinha te dá. Comecei a cozinhar quando, com 15 anos, havia um vazio existencial dentro de mim, tinha acabado de ver minha mãe ficar doente e a cozinha virou meu céu particular, minha fuga e meu laboratório criativo. Comecei a cozinhar para sentir de novo os sabores e os cheiros das comidas da minha mãe, queria sentir de novo aquele perfume do almoço pronto que me fazia acordar em um sábado qualquer.

A cozinha me fez ficar menos ansiosa. Sou ansiosa de natureza, ela me fez aprender, que cada coisa tem seu tempo, é preciso saber esperar e deixar as coisas, por vezes, se desenvolverem sozinhas, sem nosso controle egoísta. Cada ingrediente tem seu tempo de cocção e sua individualidade.

O amor exige a mesma espera e organização.

Seja saudável. Aquele que não tem tempo pra cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo pra cuidar da doença. Não, não larguei o meu brigadeiro de panela e  agora vivo de vegetais, ainda como, quando a situação pede, to falando de ser curioso em relação ao que você ingere.

 O hamburguer do fast food é maravilhoso, mas seu corpo vai agradecer a sopa detox e o suco verde pelo menos, durante a semana.

A cozinha te ensina a gostar dos erros e aprender com eles. 

Um dia, o seu bolo vai solar, ou você vai estar em um dia ruim e esquecer completamente algo no forno, só vai se dar conta quando os vizinhos perguntarem se sua casa está pegando fogo.

Assim como na vida, acontece, vai lá, tenta de novo. Restart.


Acida de tudo. 

Cozinhar é o mais privado e arriscado ato.

No alimento se coloca ternura ou ódio.

Na panela se verte tempero ou veneno.
Cozinhar não é serviço.
Cozinhar é um modo de amar os outros.



You Might Also Like

0 comentários

Seja bem - vindo(a) e comente a vontade (:

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images